quinta-feira, 26 de abril de 2012

Telégrafo, o "bandeirante elétrico"



Na aula do dia 26 de abril, o professor solicitou que fizéssemos um post sobre Rondon, mais especificamente sobre o telégrafo, um dos meios eletrônicos de comunicação.

Telégrafo, o "bandeirante elétrico"

Em relação a comunicação, o telégrafo foi um grande invento que envia mensagens por códigos, usando um tipo de linguagem única e universal. Chegou em meio a guerras, facilitando a intercomunicação entre um ponto e outro. O Telégrafo era por sua vez o principal meio de comunicação de uma geração, onde começava-se a conhecer um novo mundo através deste engenhoso invento. Os telégrafos, embora fossem substituídos posteriormente pelos telefones e outros meios de comunicação, foram muito importantes para sua época. Suas linhas se alastraram no mundo inteiro no século XIX, com Rondon, engenheiro militar formado na Academia Praia Vermelha, chegando ao Brasil somente em 1852.
Rondon teve grande relação com as linhas telegráficas pelo fato ter assumido a chefia de muitas destas que se espalhavam rapidamente por longas distâncias. Ele chegou a fazer diversos levantamentos de mapas até as linguagens das regiões por onde ele percorria estendendo as distâncias de suas linhas telegráficas.
O uso desse sistema de comunicação traria uma revolução no comércio, indústria e mercado financeiro, pois as informações chegariam mais rápido. No interior viria associada aos militares, esta era a visão de Marechal Rondon. Junto a sua comitiva, ele foi responsável por grande parte do desenvolvimento de nosso país, pois onde passavam uniam-se a eles cientistas, engenheiros e naturalistas simpatizantes de seus objetivos. 


Referências:





Nenhum comentário:

Postar um comentário