quinta-feira, 26 de abril de 2012

Telégrafo, o "bandeirante elétrico"



Na aula do dia 26 de abril, o professor solicitou que fizéssemos um post sobre Rondon, mais especificamente sobre o telégrafo, um dos meios eletrônicos de comunicação.

Telégrafo, o "bandeirante elétrico"

Em relação a comunicação, o telégrafo foi um grande invento que envia mensagens por códigos, usando um tipo de linguagem única e universal. Chegou em meio a guerras, facilitando a intercomunicação entre um ponto e outro. O Telégrafo era por sua vez o principal meio de comunicação de uma geração, onde começava-se a conhecer um novo mundo através deste engenhoso invento. Os telégrafos, embora fossem substituídos posteriormente pelos telefones e outros meios de comunicação, foram muito importantes para sua época. Suas linhas se alastraram no mundo inteiro no século XIX, com Rondon, engenheiro militar formado na Academia Praia Vermelha, chegando ao Brasil somente em 1852.
Rondon teve grande relação com as linhas telegráficas pelo fato ter assumido a chefia de muitas destas que se espalhavam rapidamente por longas distâncias. Ele chegou a fazer diversos levantamentos de mapas até as linguagens das regiões por onde ele percorria estendendo as distâncias de suas linhas telegráficas.
O uso desse sistema de comunicação traria uma revolução no comércio, indústria e mercado financeiro, pois as informações chegariam mais rápido. No interior viria associada aos militares, esta era a visão de Marechal Rondon. Junto a sua comitiva, ele foi responsável por grande parte do desenvolvimento de nosso país, pois onde passavam uniam-se a eles cientistas, engenheiros e naturalistas simpatizantes de seus objetivos. 


Referências:





As invenções de Thomas

Na aula do dia 12 de abril demos continuidade ao post do infográfico. E na ultima, do dia 19 aprendemos a usar algumas ferramentas básicas do photoshop. O objetivo era trabalhar numa foto com fundo preto e branco e o objeto em destaque colorido, logo em seguida criar um post que contenha uma análise crítica sobre a tecnologia e a comunicação no importante período de Thomas Edison.


O gênio da lâmpada: Thomas Edison

Thomas adorava livro científicos e repetir suas experiências era fascinante para ele. Foi educado em casa pela sua mãe Nancy, ex-professora. Sua curiosidade era confundida com a falta de inteligencia, ele era isolado pelos colegas e professores. Edison foi um inventor teimoso, porém muito sábio. Tentativas e mais tentativas, erros e mais erros, mas esse era o caminho do sucesso. Ele disse "Nossa maios fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez".
O garoto que que nos permitiu ir ao cinema, ouvir música, ligar para alguém, acender uma lâmpada... influenciou diretamente toda a tecnologia do mundo atual.O mundo da comunicação e da tecnologia certamente foi influenciado por Thomas. Suas invenções  provocaram o desenvolvimento do homem e assim o da sociedade.
Em 1931, com 84 anos ele faleceu, certo de algumas verdades, como a de que "pensar é um hábito que ou se aprende quando se é moo ou talvez nunca mais".  E no dia do seu enterro todas as luzes dos Estados Unidos foram apagadas durante um minuto. 


Disponível em:

Imagens originais:















*falta a segunda









quarta-feira, 4 de abril de 2012

INFOGRÁFICO

A quinta aula do dia 29 de março, nos foi solicitado a criação de um infográfico que mostrasse a evolução do papel (papiro/ pergaminho/ papel).


Fiz mais um infográfico na ultima aula, do dia 05 de abril!