quinta-feira, 14 de junho de 2012

quinta-feira, 3 de maio de 2012

O invertor Landell

Na aula do dia 03 de maio nos foi solicitado a criação de uma "revista", onde a matéria seria sobre Landell, o inventor do rádio. E aqui está minha reportagem:


quinta-feira, 26 de abril de 2012

Telégrafo, o "bandeirante elétrico"



Na aula do dia 26 de abril, o professor solicitou que fizéssemos um post sobre Rondon, mais especificamente sobre o telégrafo, um dos meios eletrônicos de comunicação.

Telégrafo, o "bandeirante elétrico"

Em relação a comunicação, o telégrafo foi um grande invento que envia mensagens por códigos, usando um tipo de linguagem única e universal. Chegou em meio a guerras, facilitando a intercomunicação entre um ponto e outro. O Telégrafo era por sua vez o principal meio de comunicação de uma geração, onde começava-se a conhecer um novo mundo através deste engenhoso invento. Os telégrafos, embora fossem substituídos posteriormente pelos telefones e outros meios de comunicação, foram muito importantes para sua época. Suas linhas se alastraram no mundo inteiro no século XIX, com Rondon, engenheiro militar formado na Academia Praia Vermelha, chegando ao Brasil somente em 1852.
Rondon teve grande relação com as linhas telegráficas pelo fato ter assumido a chefia de muitas destas que se espalhavam rapidamente por longas distâncias. Ele chegou a fazer diversos levantamentos de mapas até as linguagens das regiões por onde ele percorria estendendo as distâncias de suas linhas telegráficas.
O uso desse sistema de comunicação traria uma revolução no comércio, indústria e mercado financeiro, pois as informações chegariam mais rápido. No interior viria associada aos militares, esta era a visão de Marechal Rondon. Junto a sua comitiva, ele foi responsável por grande parte do desenvolvimento de nosso país, pois onde passavam uniam-se a eles cientistas, engenheiros e naturalistas simpatizantes de seus objetivos. 


Referências:





As invenções de Thomas

Na aula do dia 12 de abril demos continuidade ao post do infográfico. E na ultima, do dia 19 aprendemos a usar algumas ferramentas básicas do photoshop. O objetivo era trabalhar numa foto com fundo preto e branco e o objeto em destaque colorido, logo em seguida criar um post que contenha uma análise crítica sobre a tecnologia e a comunicação no importante período de Thomas Edison.


O gênio da lâmpada: Thomas Edison

Thomas adorava livro científicos e repetir suas experiências era fascinante para ele. Foi educado em casa pela sua mãe Nancy, ex-professora. Sua curiosidade era confundida com a falta de inteligencia, ele era isolado pelos colegas e professores. Edison foi um inventor teimoso, porém muito sábio. Tentativas e mais tentativas, erros e mais erros, mas esse era o caminho do sucesso. Ele disse "Nossa maios fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez".
O garoto que que nos permitiu ir ao cinema, ouvir música, ligar para alguém, acender uma lâmpada... influenciou diretamente toda a tecnologia do mundo atual.O mundo da comunicação e da tecnologia certamente foi influenciado por Thomas. Suas invenções  provocaram o desenvolvimento do homem e assim o da sociedade.
Em 1931, com 84 anos ele faleceu, certo de algumas verdades, como a de que "pensar é um hábito que ou se aprende quando se é moo ou talvez nunca mais".  E no dia do seu enterro todas as luzes dos Estados Unidos foram apagadas durante um minuto. 


Disponível em:

Imagens originais:















*falta a segunda









quarta-feira, 4 de abril de 2012

INFOGRÁFICO

A quinta aula do dia 29 de março, nos foi solicitado a criação de um infográfico que mostrasse a evolução do papel (papiro/ pergaminho/ papel).


Fiz mais um infográfico na ultima aula, do dia 05 de abril!


quinta-feira, 22 de março de 2012

Eaai leitores, esse post é de uma aula bem descontraída.. do dia 22 de março, a quarta aula. Aprendemos a fazer algumas coisas no Photoshop e tivemos que editar uma foto no estilo envelhecido que tivesse haver com o correio, pois todos nós sabemos como estão as situações de hoje em dia, precárias!
Alguns pagamentos de contas em atraso e o acumulo do prejuízo está se tornando rotina para muitos caxienses. E esse problema é atribuído ao atraso na entrega de correspondências pelos Correios. Além da demora para chegar as correspondências, algumas delas vão para o destinatário errado ou para vizinhos.
E podemos reclamar de todo esse caos, se os carteiros são desinformado e alguns mal educados? Para quem devemos reclamar?
É isso aí galera, eu não sei o que podemos fazer, alguém tem alguma sugestão?

 











(esta é a original)

 
 










(esta é um meio termo)













(esta é o resultado)





Boa tarde leitores!!! Quem acompanha o blog já sabe que ele foi feito para publicar os exercícios de Tecnologia em Comunicação Social – UCS. Este é da 3ª atividade solicitada, da aula do dia 15 de março. E baseada da leitura da obra de Antonio Costella: Comunicação - Do Grito ao Satélite fiz um resumo para vocês!
“Publicação dotada de atualidade”
No começo da história dos meios de comunicação, os grupos primitivos de humanos se entendiam por gritos e gestos, onde conseguiam transmitir suas vontades. Assim começou as raízes iniciais de todas as culturas.
O jornal impresso surgiu um século e meio após a máquina tipográfica, por volta de 1600, mas esse não era o único jeito de se reproduzir o jornal. Com a escrita o homem ganhou espaço, e após surgir às técnicas de multiplicação, o homem venceu definitivamente o tempo. Segundo o autor, jornal pode ser definido como uma “publicação informativa dotada de atualidade, periodicidade e variedade de matéria." (COSTELLA, 2002, p.13). Podemos concluir então que, jornal de televisão e radio também está relacionado ao termo jornal.
Antigamente, periódicos datilografados em folhas de papel e fixados em placas localizadas em pontos estratégicos, onde existia maior movimento, chamávamos de “jornal do Poste”. Hoje em dia, podemos atribuir esse termo a qualquer rede social, onde as pessoas fazem um ‘noticiário’ de suas vidas; aos jornais virtuais, atualizados a cada minuto; entre outros meios onde o objetivo é que o público visualize os materiais expostos em pontos estratégicos.
COSTELLA, Antonio F. Comunicação - Do Grito ao Satélite. 5ª ed. São Paulo: Mantiqueira, 1978.
Agora tenho uma difícil tarefa, criar uma metáfora relacionada ao jornal. Como não consigo pensar em nada surpreendente relacionada ao jornal, vai essa mesmo: Todo mundo pensa em salvar o mundo... Mas ninguém quer ajudar a mãe a lavar a louça!

quinta-feira, 8 de março de 2012

Uma Odisseia no Espaço


Boa noite leitores!

Este meu post é referente a minha segunda aula de Tecnologia, do dia 08/03. Vou tentar passar para vocês um pouco do que eu sei sobre a evolução da Tecnologia e da Comunicação! Vejam, um trechinho do filme "Uma Odisseia no Espaço" por onde começo meu raciocínio:

Um filme muito antigo da década de 60, já nos mostra a evolução da tecnologia e da comunicação. Onde dois grupos rivais de hominídeos brigam pela sobrevivência da espécie. Desde então, já conseguimos observar como eles evoluíram, usando fósseis para a defesa.
O ser humano começou a utilizar alguns utensílios para facilitar seu meio de comunicação, então a tecnologia começou a fluir. Começando por gestos e gritos, passando por pinturas nas paredes das cavernas, onde contavam suas histórias. E antes mesmo de ler e escrever, o homem já sabia contar. Mas quando começou a escrita, eles gravavam mensagens em pedras e placas de argila.
Então surgem as rodas de madeira, onde logo depois surgem os meios de transportes, facilitando muito a comunicação entre moradores de diferentes regiões. E a invenção do telefone foi bem depois, onde a comunicação está cada vez mais rápida. Começa a era da informática, onde os primeiros computadores eram enormes. Era difícil encontrar alguém que possuísse um computador... então tudo foi evoluindo, os computadores ficaram mais acessíveis, a internet passou de “discada” para “banda larga” e tudo ficou mais pratico. As redes sócias dispararam, passando do chat ICQ para o MSN, do ORKUT para o FACEBOOK e assim espero que evolua cada vez mais. A comunicação é uma grande evolução que não para e está sempre em constante movimento.


Obrigada por me acompanharem.

Atenciosamente,

Marina Isoton.



sábado, 3 de março de 2012

Olá leitores,
esse é um blog para a postagem de trabalhos da cadeira de Tecnologia em Comunicação Social do curso de Comunicação Social - Relações Públicas da Universidade de Caxias do Sul / UCS.


Marina Isoton