quinta-feira, 22 de março de 2012

Eaai leitores, esse post é de uma aula bem descontraída.. do dia 22 de março, a quarta aula. Aprendemos a fazer algumas coisas no Photoshop e tivemos que editar uma foto no estilo envelhecido que tivesse haver com o correio, pois todos nós sabemos como estão as situações de hoje em dia, precárias!
Alguns pagamentos de contas em atraso e o acumulo do prejuízo está se tornando rotina para muitos caxienses. E esse problema é atribuído ao atraso na entrega de correspondências pelos Correios. Além da demora para chegar as correspondências, algumas delas vão para o destinatário errado ou para vizinhos.
E podemos reclamar de todo esse caos, se os carteiros são desinformado e alguns mal educados? Para quem devemos reclamar?
É isso aí galera, eu não sei o que podemos fazer, alguém tem alguma sugestão?

 











(esta é a original)

 
 










(esta é um meio termo)













(esta é o resultado)





Boa tarde leitores!!! Quem acompanha o blog já sabe que ele foi feito para publicar os exercícios de Tecnologia em Comunicação Social – UCS. Este é da 3ª atividade solicitada, da aula do dia 15 de março. E baseada da leitura da obra de Antonio Costella: Comunicação - Do Grito ao Satélite fiz um resumo para vocês!
“Publicação dotada de atualidade”
No começo da história dos meios de comunicação, os grupos primitivos de humanos se entendiam por gritos e gestos, onde conseguiam transmitir suas vontades. Assim começou as raízes iniciais de todas as culturas.
O jornal impresso surgiu um século e meio após a máquina tipográfica, por volta de 1600, mas esse não era o único jeito de se reproduzir o jornal. Com a escrita o homem ganhou espaço, e após surgir às técnicas de multiplicação, o homem venceu definitivamente o tempo. Segundo o autor, jornal pode ser definido como uma “publicação informativa dotada de atualidade, periodicidade e variedade de matéria." (COSTELLA, 2002, p.13). Podemos concluir então que, jornal de televisão e radio também está relacionado ao termo jornal.
Antigamente, periódicos datilografados em folhas de papel e fixados em placas localizadas em pontos estratégicos, onde existia maior movimento, chamávamos de “jornal do Poste”. Hoje em dia, podemos atribuir esse termo a qualquer rede social, onde as pessoas fazem um ‘noticiário’ de suas vidas; aos jornais virtuais, atualizados a cada minuto; entre outros meios onde o objetivo é que o público visualize os materiais expostos em pontos estratégicos.
COSTELLA, Antonio F. Comunicação - Do Grito ao Satélite. 5ª ed. São Paulo: Mantiqueira, 1978.
Agora tenho uma difícil tarefa, criar uma metáfora relacionada ao jornal. Como não consigo pensar em nada surpreendente relacionada ao jornal, vai essa mesmo: Todo mundo pensa em salvar o mundo... Mas ninguém quer ajudar a mãe a lavar a louça!

quinta-feira, 8 de março de 2012

Uma Odisseia no Espaço


Boa noite leitores!

Este meu post é referente a minha segunda aula de Tecnologia, do dia 08/03. Vou tentar passar para vocês um pouco do que eu sei sobre a evolução da Tecnologia e da Comunicação! Vejam, um trechinho do filme "Uma Odisseia no Espaço" por onde começo meu raciocínio:

Um filme muito antigo da década de 60, já nos mostra a evolução da tecnologia e da comunicação. Onde dois grupos rivais de hominídeos brigam pela sobrevivência da espécie. Desde então, já conseguimos observar como eles evoluíram, usando fósseis para a defesa.
O ser humano começou a utilizar alguns utensílios para facilitar seu meio de comunicação, então a tecnologia começou a fluir. Começando por gestos e gritos, passando por pinturas nas paredes das cavernas, onde contavam suas histórias. E antes mesmo de ler e escrever, o homem já sabia contar. Mas quando começou a escrita, eles gravavam mensagens em pedras e placas de argila.
Então surgem as rodas de madeira, onde logo depois surgem os meios de transportes, facilitando muito a comunicação entre moradores de diferentes regiões. E a invenção do telefone foi bem depois, onde a comunicação está cada vez mais rápida. Começa a era da informática, onde os primeiros computadores eram enormes. Era difícil encontrar alguém que possuísse um computador... então tudo foi evoluindo, os computadores ficaram mais acessíveis, a internet passou de “discada” para “banda larga” e tudo ficou mais pratico. As redes sócias dispararam, passando do chat ICQ para o MSN, do ORKUT para o FACEBOOK e assim espero que evolua cada vez mais. A comunicação é uma grande evolução que não para e está sempre em constante movimento.


Obrigada por me acompanharem.

Atenciosamente,

Marina Isoton.



sábado, 3 de março de 2012

Olá leitores,
esse é um blog para a postagem de trabalhos da cadeira de Tecnologia em Comunicação Social do curso de Comunicação Social - Relações Públicas da Universidade de Caxias do Sul / UCS.


Marina Isoton